quarta-feira, 15 de março de 2023

CAPTURA DE CARBONO E MUDANÇA CLIMÁTICA

 

A mudança climática é um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente, com consequências potencialmente devastadoras para o meio ambiente, a economia e a saúde pública. Uma das principais causas da mudança climática é a emissão de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), na atmosfera.

Uma das estratégias para mitigar a mudança climática é a captura de carbono no ar. A ideia é remover o CO2 da atmosfera e armazená-lo em reservatórios subterrâneos, como aquiferos salinos ou poços de petróleo esgotados. Existem várias tecnologias de captura de carbono no ar em desenvolvimento, como a absorção de CO2 por meio de materiais porosos, a absorção por solventes e a adsorção por materiais sólidos.

Apesar do potencial da captura de carbono no ar para mitigar a mudança climática, ainda há desafios a serem superados. Uma das questões é o custo, já que as tecnologias de captura de carbono no ar ainda são caras em comparação com outras tecnologias de mitigação, como a energia renovável. Além disso, a eficiência da captura de carbono no ar ainda é limitada, o que significa que é necessário capturar grandes quantidades de CO2 para ter um impacto significativo na atmosfera.

Outra questão é o armazenamento seguro do CO2 capturado. O CO2 armazenado em reservatórios subterrâneos pode vazar com o tempo, representando um risco ambiental e de saúde pública. Portanto, é importante garantir que o armazenamento do CO2 seja monitorado de perto e que as medidas de segurança sejam rigorosamente implementadas.

Apesar dos desafios, a captura de carbono no ar é uma das estratégias promissoras para mitigar a mudança climática e reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Com o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e a redução de custos, a captura de carbono no ar pode se tornar uma parte importante do arsenal de mitigação climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

ARTE & EXPOSIÇÃO

  Artista plástica Jô Bianchi concorrerá ao Luxembourg Art Prize 2020.   https://www.facebook.com/jobianchiartist/ A artista Jô Bianchi , d...